GT08 – Formação de Professores
Coordenadora: Emília Freitas de Lima (UFSCar)
Vice-Coordenadora: Laurizete Ferragut Passos (UNESP)
Representantes no Comitê Científico: Luis Eduardo Alvarado
Prada (UNIUBE);
Leny Rodrigues Martins Teixeira (UCDB); Hermengarda Alves Lüdke
(PUC-Rio)
Local: Salão Caxambu – Hotel Glória
Horário |
Atividade |
08:00 – 12:00 |
Apresentação de Trabalhos
A formação continuada dos profissionais da Educação e o desafio de pensar multiculturalmente uma escola pública de qualidade Giseli Pereli de Moura Xavier (UniverCidade)
A formação de educadores sem terra: um estudo de caso Fátima Maria dos Santos (UNISANTOS) Sueli Mazzilli (UNISANTOS)
A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil Daniela Franco Carvalho Jacobucci (UNICAMP) Giuliano Buzá Jacobucci (UFU) Jorge Megid Neto (UNICAMP)
Trabalho Encomendado
GT8: A pesquisa sobre a formação de profissionais da Educação em 25 anos de história Iria Brzezinski (UCG)
|
12:00 – 14:00
|
Intervalo |
14:00 – 17:00 |
Apresentação de TrabalhosA escola como microuniversidade: a experiência dos professores generalistas integrais na educação secundária básica em Cuba Maria do Carmo Luiz Caldas Leite (UNISANTOS)
Movimentos Construtivos da Docência Superior: delineando possíveis ciclos de vida profissional docente Silvia Maria de Aguiar Isaia (UNIFRA) Doris Pires Vargas Bolzan (UFSM) Estela Maris Giordani (UFRGS)
Trabalho docente na educação infantil: dilemas e tensões Isabel de Oliveira e Silva (FUMEC)
A leitura e a escrita de professores face aos desafios dos novos letramentos Isabel Melero Bello (USP)
A inserção do computador na prática pedagógica do professor: formação, concepções e práticas de professores-instrutores Adriana Rodrigues da Silva (UCDB)
|
17:00 – 18:00 |
Exposição dos Pôsteres
A Formação de Professores de História e a Educação Básica no Meio Rural Astrogildo Fernandes da Silva Júnior (UFU) Selva Guimarães Fonseca (UFU)
Narrativas de professores tutores: a experiência do Projeto Veredas Rita de Cássia de Alcântara Braúna (UFV)
Multiculturalismo, Formação Inicial e Formação Continuada de Professores de Educação Física: o que nos dizem os GTs de Formação de Professores Rita de Cássia de Oliveira e Silva (UFRJ) Ricardo de Souza Janoario (UFRJ)
Perspectivas teóricas do multiculturalismo: refletindo sobre a formação de professores Viviane Patrícia Collaca Araújo (UFSCar) André Luiz Sena Mariano (UFSCar) Eliana Marques Ribeiro Cruz (UFSCar) Gisele Antunes Rocha (UFSCar)
A formação docente: um estudo sobre os processos formativos de professores do ensino superior Maria Aparecida de Souza Silva (UNILESTE-MG)
Escola como espaço formativo: impactos na formação docente Mari Margarete dos Santos Forster (UNISINOS) Denise Grosso da Fonseca (UNISINOS)
Práticas culturais de professores/as de uma cidade mineira Célia Maria de Castro Almeida (UNIUBE)
Professores de Educação Física da rede pública estadual de São Paulo e formação continuada: quem se (pré)ocupa? Ana Paula de Quadros Coquemala (UTP/UFPR)
|
18:00 – 20:00
|
Minicurso
Pesquisas com histórias de vida na formação docente Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG)
|
20:00 – 22:00
|
Sessões Conversas Reuniões de Intercâmbio Científico Reuniões das Associações Científicas
|
Horário |
Atividade |
08:00 – 12:00 |
Apresentação de Trabalhos
Coletivos escolares e interações de professores em formação inicial e continuada Milton Antonio Auth (UNIJUÍ)
A escola como contexto para a formação docente: a realidade de uma unidade escolar da rede municipal de Campo Grande Josefa Aparecida Gonçalves Grigoli (UCDB)
Trabalho Encomendado
Análise das políticas públicas para a formação continuada de professores no Brasil na última década Bernadete A. Gatti (FCC/PUC-SP)
|
12:00 – 14:00 |
Intervalo
|
14:00 – 17:00 |
Sessões Especiais
|
17:00 – 18:00 |
Apresentação de Pôsteres
A Formação de Professores de História e a Educação Básica no Meio Rural Astrogildo Fernandes da Silva Júnior (UFU) Selva Guimarães Fonseca (UFU)
Narrativas de professores tutores: a experiência do Projeto Veredas Rita de Cássia de Alcântara Braúna (UFV)
Multiculturalismo, Formação Inicial e Formação Continuada de Professores de Educação Física: o que nos dizem os GTs de Formação de Professores Rita de Cássia de Oliveira e Silva (UFRJ) Ricardo de Souza Janoario (UFRJ)
Perspectivas teóricas do multiculturalismo: refletindo sobre a formação de professores Viviane Patrícia Collaca Araújo (UFSCar) André Luiz Sena Mariano (UFSCar) Eliana Marques Ribeiro Cruz (UFSCar) Gisele Antunes Rocha (UFSCar)
A formação docente: um estudo sobre os processos formativos de professores do ensino superior Maria Aparecida de Souza Silva (UNILESTE-MG)
Escola como espaço formativo: impactos na formação docente Mari Margarete dos Santos Forster (UNISINOS) Denise Grosso da Fonseca (UNISINOS)
Práticas culturais de professores/as de uma cidade mineira Célia Maria de Castro Almeida (UNIUBE)
Professores de Educação Física da rede pública estadual de São Paulo e formação continuada: quem se (pré)ocupa? Ana Paula de Quadros Coquemala (UTP/UFPR)
|
18:00 – 20:00
|
Minicurso
Pesquisas com histórias de vida na formação docente Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG)
|
20:00 – 22:00
|
Sessões Conversas Reuniões de Intercâmbio Científico Reuniões das Associações Científicas
|
Horário |
Atividade |
08:00-12:00
|
Apresentação de Trabalhos
Os formadores de professores e a constituição do habitus profissional Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento (INES)
Pesquisa do professor em julgamento Giseli Barreto da Cruz (PUC-Rio) Luiz Alberto Boing (PUC-Rio)
Pesquisas sobre formação de professores: uma comparação entre os anos 90 e 2000 Roberta Rotta Messias de Andrade (SENAC)
Debate dos Pôsteres
Avaliação do GT
|
12:00 – 14:00 |
Intervalo
|
14:00 – 17:00
|
Sessões Especiais |
17:00 – 20:00 |
Assembléia Ordinária
|
20:00
|
Encerramento da Reunião Anual |